domingo, 14 de junho de 2009

Meninas de ouro


Estive, há poucos dias, acompanhando algumas meninas em uma aventura. Trata-se de um time de futsal feminino, não por acaso, time do qual meu marido é o treinador.
Acontece que estas gurias, que tem entre 17 e 22 anos (com uma exceção), foram convidadas para participar de um torneio de futsal, em Portugal: foram, fizeram bonito e trouxeram o título de Campeãs da Copa das Nações de Futsal Feminino!! Parece bom? Tenho que dizer que é muito mais do que isso!!
Acompanho o trabalho desta equipe há 3 anos e posso afirmar que, até então, nunca imaginei que um grupo de jovens mulheres pudesse conviver tão harmoniosamente, enquanto ganham a vida: estudam, treinam, ajudam os pais e, ao mesmo tempo, se divertem!! Sim, porque o trabalho parece lazer para elas. OK, elas precisam abrir mão das baladas, das festinhas, das coisas que a maioria das adolescentes curtem... só que o “negócio” delas, é jogar bola!! Mas, o que considero mais incrível: são mulheres!! Nós sabemos o que significa mulheres convivendo 24 horas por dia, não sabemos? Pois bem, são 14 garotas, falam ao mesmo tempo apenas 5 de cada vez, se entendem e raramente, brigam!! Não é incrível??
Tem muitas outras coisas... poderia falar delas por muito tempo... Mas, vou contar um pouquinho da viagem: uma semana arrepiante!! Exemplo absoluto de disciplina, concentração e sinergia!! Sem falar do showzinho que elas, como boas brasileiras que são, deram em quadra!! Eu, como membro, excepcionalmente, convidada para compor a comissão técnica, na ausência de uma atendente, vi tudo muito de pertinho porque entrei em quadra!! Pela primeira vez senti a emoção que é “estar com”, “fazer parte” e não apenas, acompanhar da arquibancada!! E melhor: fora do Brasil!! Lá em Portugal elas não eram somente as catarinenses, eram também as brasileiras e a torcida, embora pequena, compareceu de verde e amarelo!!
Um pequeno incidente no final: a taça de cerâmica, artesanato típico da região, caiu e se espatifou! Porém, isso não impediu as “meninas de ouro” de comemorarem em grande estilo e com a graça peculiar das mulheres, conquistando a simpatia dos portugueses, espanhóis, iranianos e principalmente, dos japoneses!!
Nossas meninas são demais! Atletas de uma modalidade ainda não muito popular, mas que tem conquistado seu espaço, elas fizeram a diferença, mostraram que sabem jogar bola aqui e na Europa!
Não posso deixar de comentar que, parte deste mérito cabe ao treinador (já contei que é meu marido?? rsrsrs), que faz um belíssimo trabalho, dando continuidade a um desafio que sua mãe, Dona Cata, iniciou por paixão!
Sim, eu sei, não dava para não falar dela: Dona Cata, esta mulher especial, que foi a primeira das meninas de ouro da Unochapecó/Nilo Tozzo/ Aurora/Female!!
Parabéns a vocês, gurias e obrigada por permitir que eu fizesse parte de tudo isso por alguns dias inesquecíveis!!
E para quem se interessar, deixo a indicação do blog (
http://www.unochapeconilotozzofemale.blogspot.com/), vale a pena conferir! É “pacabá”, como elas dizem!!