sexta-feira, 19 de junho de 2009

Lugarzinhos


Têm lugares que são inesquecíveis. Seja por causa da beleza, do cheiro, da companhia, por causa do seu estado de espírito quando esteve lá ou, mesmo, por causa de alguma sensação, um déjà vu ou coisa parecida... O fato é que as vezes, ficamos tão impressionados com qualquer uma destas sensações que não prestamos atenção às outras. Exemplo: a beleza do lugar. Então, começamos a tirar milhares de fotos e não paramos para sentir o cheiro, o calor ou o frio, não prestamos atenção nos detalhes... depois, restam as fotografias, porém, as imagens não contém todas estas sensações...

Um dos meus lugarzinhos preferidos chama-se Santo Antônio de Lisboa, fica em Florianópolis, cidade onde morei por algum tempo. Sempre que possível, gostava de ir a Santo Antônio, inclusive para fotografar as casas antigas, em estilo açoriano e apreciar a linda vista da Ponte Hercílio Luz que conseguimos de lá. Muito belo!! Mas, na maioria das vezes, eu gostava das impressões que este lugar me causava: tranqüilidade, beleza intacta, natural... o ar mais puro, o cheiro de mar. Aí está uma boa dica para quem gosta de lugarzinhos: Santo Antônio de Lisboa, vale a pena dar uma passadinha por lá e comer um pastelzinho de camarão no Bate Ponto (restaurante/bar)!

Quero falar de um lugar onde estive, ultimamente, e que me causou inúmeras sensações: o Coliseu, em Roma. Não da pra chamar de “lugarzinho”, na verdade, porque é tudo, menos pequeno e singelo... O Anfiteatro de Roma é, realmente, belo e inundado de registros, marcas e histórias, implícitos nas pareces, no solo, no ar! Só imaginar que estava embaixo de Roma por tanto tempo e todas as coisas que aconteceram por lá já causa milhares de sentimentos, entre eles, deslumbramento, incredulidade... e vertigem!!... sim, olhando por muito tempo, tudo gira! rsrsrs. Depois, tem o cheiro da cidade: não muito agradável, mas nostálgico, sem dúvida! A imensidão, a perfeição... Lá, no Coliseu, encontrei um “lugarzinho”: uma pracinha próxima onde, sob uma árvore, num dia muito quente, sentei e fiquei olhando, admirando, sentindo... O lugarzinho não saiu na foto, mas ficará para sempre na minha lembrança por causa da sensação: frescor em um dia primaveril, em Roma!!