segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Carta para a Vó Ida



O amor incondicional, materializado na forma de uma mulher, pode existir?
E, existindo, seria este alguém eterno?
Se alguém realizasse o amor tal qual Jesus Cristo nos ensinou, como ele ou ela seria? Como se apresenta um anjo na Terra?
Eu conheço alguém assim: a materialização do mais puro amor, a quem Jesus presenteou com a graça de uma vida longa e tantos descendentes quantos ela foi capaz de acolher e amar.
Sendo mulher, ela amou demais, e sendo mãe, amou melhor.

100 anos resultaram na sabedoria que não se revela somente na soma de conhecimentos, mas também em simplicidade, dedicação e generosidade. Foi dessa maneira que ela viveu até hoje e, a julgar pelo tamanho do seu coração e pela força, apesar da aparência frágil, é inevitável achar que, de alguma maneira, será eterna.

Acredito que um dos seus segredos esteja no trabalho. Trabalho de mulher: lavar roupa no rio, cuidar dos filhos e do marido, plantar grãos e colher os frutos que, pouco a pouco ela via amadurecerem enquanto, pacientemente, os cultivava.

Seu trabalho, já ha algum tempo, é ensinar o que ela aprendeu com a vida. Faz isso com a qualidade de quem sabe ouvir e fala pouco. Basta que nos volte um olhar para vermos, diante dos nossos, um filme, em fração de segundos. Ensina através de algumas coisas que são comuns as mulheres sábias como ela, meio feiticeiras, meio fadas: o toque, o abraço acolhedor, o cheiro de lavanda da sua casa, a sopa quente sobre o fogão, as poções mágicas feitas de ervas caseiras, o emaranhado de fios que sai de sua agulha de crochê e o doce ruído da cadeira de balanço. É possível a quem consegue sensibilizar-se a qualquer desses elementos, voltar no tempo, ver e viver, num segundo, a evolução mais perfeita, que se inicia com a graça e os sonhos da juventude, cede lugar à força e ao amadurecimento da idade adulta e vai aos poucos agregando as marcas e a beleza do envelhecer.

Italina - pequena Itália: a "vó Ida", como a conhecem seus netos, bisnetos e tataranetos, traz no nome um pedacinho do lugar tão distante de onde seus pais vieram. A “Ida do Bepi” do “Bepi da Ida”, porque haviam outras Idas e outros Bepis naquele pedacinho de terra onde fincou suas raízes e começou a construir sua família. Filha de italianos, se enraizou no Brasil como uma grande árvore frondosa. Casou-se com José Vendruscolo e com ele teve 13 filhos, 9 homens e 4 mulheres, e depois muitos netos e bisnetos...

Toda árvore possui, por baixo da terra, raízes profundas que empurram a energia para cima para suportar a exuberância dos galhos, folhas e frutos. A “vó Ida” é uma mulher sábia que se ergue em pleno esplendor, com determinação para agir pelo bem de todos ao seu redor, com profundas e solidas raízes. A "nona", que conta histórias cheias de saudades dos antepassados que vieram do outro lado do oceano, um lugar que ela não conheceu, mas de onde reconhece as canções, os costumes e parte de uma outra língua, que aos meus ouvidos ecoa como um som acolhedor e confortável, como “voltar para casa”.

Dizem que ha duas maneiras de nos tornarmos imortais: através da procriação e da realização de ações heróicas e gloriosas que, sendo contadas e sendo descobertas e sendo conhecidas, permanecem eternas. De todas as historias que já ouvi sobre ela, uma ficou marcada para mim, que adoto como sugestão aos meus jovens e, por vezes, desmotivados alunos: diz a lenda que vó Ida aprendeu a fazer crochê aos 70 anos, exemplo a todos aqueles que julgam ser tarde demais para aprender qualquer coisa na vida! Quando eu era criança, minha mãe já contava esta história, orgulhosa: “...e fui eu quem ensinei a sua vó!” ela dizia, satisfeita por ter contribuído para a produção de metros e metros daquela trama de fios que ia se formando, rapidamente, enquanto a vó movia suas mãozinhas, transformando-os em uma enorme teia, que só as fêmeas são capazes de construir com tamanha eficiência e graça.

E assim, sempre que nossas esperanças estão se acabando, sempre que alguma coisa faz a vida perder o sentido, ou quando nos questionamos sobre a sua finitude e sobre o motivo de estarmos aqui, lá está ela, nossa árvore frondosa, cheia de amor e de respostas que se revelam na sua imagem, na cadeira de balanço...

Contudo, lembrar da vó Ida sem pensar na querida “tia Oneide” já não e mais possível, tantos anos depois desta parceria incondicional. A filha amiga, a tia mais querida, de tantos sobrinhos e “sobrinhos filhos” que ela tem. A irmã amorosa que cuidava dos seus irmãozinhos (mas sem desobedecê-los!), e assim ela faz ainda hoje! A talentosa bailarina, cuja sensibilidade artística é conhecida por poucos, mas há que se dizer que os artistas são almas raras e poucas vezes seu valor e reconhecido no tempo presente. A ela presto também essa homenagem, pois com ela aprendi a dançar e, como não dançava tão bem assim, ela me ensinou a expressar de outras maneiras a arte que existe em mim. Obrigada, tia querida, porque você, muitas vezes se deixa de lado para cuidar da “nossa vó”.

A “Nona Ida” teve tantos filhos quanto foi possível a uma mãe amar, depois, como ainda tinha tanto amor, teve tantos netos e bisnetos que já quase perdemos a conta, mas não ela, que se dirige a todos e a cada um pelo nome e ainda pergunta pelos seus...
Construiu assim uma grande e bela família, composta por diferentes histórias que vêm se cruzando ao longo desses anos, assim como a trama dos fios dos seus crochês e bordados.

Nós todos vivemos parte destas historias e hoje estamos aqui para deixarmos registrado talvez o momento único em que refletimos juntos sobre algumas delas e sobre a sua personagem mais importante: a Vó Ida.

Não tendo palavras para descrever todos os meus... os nossos desejos sinceros de felicidades eternas e o que há de bom... finalizo com a certeza de que tudo o que cada um de nós aprendeu com a Senhora, “Nona Ida”, “Ida do Bepi”, será eternizado por meio dos seus filhos, netos e bisnetos e das marcas que deixarem nesta “Terra Nostra”.

Com todo o meu amor,
Carine.

2 comentários:

Eliziane disse...

Que lindo amiga! Fiquei emocionada! Parabéns pra D. Ida! Bjs,

Anônimo disse...

legal.
me passe um relatório da arvore genealógica da familia vendruscolo para miottofe@hotmail.com