quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Anime-se e inspire-se: 2011 chegou!!

Clarice Pinkola Estés é o meu “tema de casa” para as férias. Comecei antes mesmo de terminarem as aulas e já encontrei bons conselhos para seguir em 2011:
“...ser sábia e ao mesmo tempo estar sempre à procura de novos conhecimentos; ser cheia de espontaneidade e confiável; ser loucamente criativa e obstinada; ser ousada e precavida; abrigar o tradicional e ser verdadeiramente original...” (Estés,2007: A ciranda das mulheres sábias).

Não parece difícil e ela sugere que um bom começo pode ser utilizar as quedas, hesitações, o tempo perdido e tudo o que foi “out” como combustível pra avançar pelo caminho certo. Ok, vamos lá...

1 – Eu não gosto de malhar e comer frutas e preciso melhorar meus hábitos para ser saudável (ao menos no campo: hábitos e estilos de vida saudáveis da Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde). Meta: vou caminhar duas vezes por semana e comer uma fruta por dia – pouco original, mas, relativamente, clássico;

2 – Vou deixar alguma coisa pra fazer amanhã, todos os dias – menos obstinada e precavida e, verdadeiramente, original!!! (não ria, isso é muito complicado pra mim);

3 – Terceira meta importante: cultivar melhor as amizades - completamente sábio!

Ok, sou uma “mulher alpha”, é isso? Então, acrescentaria aos sábios conselhos de Estés: ser forte e ao mesmo tempo frágil; sagaz e ingênua; sincera e nebulosa... é tudo uma questão de perceber o momento certo e como se apresentar. Outra alternativa poderia ser resumida em uma só palavra: “sublimar” – algo que preciso exercitar a partir da sábia opção de “ficar calada” e “só falar quando for necessário” – até parece fácil, se tirar por base tudo que eu escrevo, imagine a minha dificuldade pra fazer isso...

Tem uma crônica da Martha Medeiros em que ela diz:

(...) Sou a Miss Imperfeita, muito prazer. Uma imperfeita que faz tudo o que precisa fazer, como boa profissional, mãe e mulher que também sou: trabalho todos os dias, ganho minha grana, vou ao supermercado três vezes por semana, decido o cardápio das refeições, levo os filhos no colégio e busco, almoço com eles, estudo com eles, telefono para minha mãe todas as noites, procuro minhas amigas, namoro, viajo, vou ao cinema, pago minhas contas, respondo a toneladas de e-mails, faço revisões no dentista, mamografia, caminho meia hora diariamente, compro flores para casa, providencio os consertos domésticos, participo de eventos e reuniões ligados à minha profissão e ainda faço escova toda semana – e as unhas! E, entre uma coisa e outra, leio livros... Por mais disciplinada e responsável que eu seja, aprendi duas coisinhas que operam milagres. Primeiro: a dizer NÃO. Segundo: a não sentir um pingo de culpa por dizer NÃO. Culpa por nada, aliás. Existe a Coca Zero, o Fome Zero, o Recruta Zero. Pois inclua na sua lista a Culpa Zero (...)”

...E por aí vai... Não acho que eu tenha problemas com esta questão da culpa, mas achei interessante o retrato que ela faz sobre a “Mulher Alpha” ou “Miss Imperfeita”, que precisa dar conta e não consegue fazer tudo direito! É isso. Vamos tentar, começando por agir mais e escrever menos, quem sabe...

Um comentário:

Ernesto disse...

O meu comentário é;
Qualquer consideração é fundamental para que este cotidiano tenha sentido.
Parabéns Mulher ALPHA!!!

Ernesto