domingo, 5 de julho de 2009

Seres humanos e sentimentos


Ando refletindo sobre o mistério que envolve os sentimentos humanos.
Na minha área de atuação, a saúde, existe uma política do Ministério da Saúde, intitulada “Humanização no SUS”. Sim, humanizar a saúde; dá pra concluir que as coisas andam complicadas para alguém pensar em uma política de saúde com este foco, já que, a priori, espera-se que os seres humanos, especialmente, os que trabalham com saúde-doença, como o próprio nome sugere, já sejam “humaniazados”.

Tenho pensado na interpretação dos sentimentos humanos. Assim, quando alguém sorri significa que está feliz? Nem sempre. A Monalisa, do Da Vinci, estava feliz ou triste? É possível perceber o sentimento por meio da expressão da face, simplesmente? Sempre achei que não. Na enfermagem, aprendemos que não. Lembro de uma professora que dizia que na Consulta de Enfermagem devemos estar atentos para todos os tipos de comunicação e perceber o que o paciente manifesta através das expressões, gestos e atitudes, não somente das palavras. E, muito importante, não diagnosticar: “Paciente triste” com base em qualquer uma destas manifestações, pois jamais teremos certeza disso. Então anotávamos no prontuário: “Paciente pouco comunicativo, expressão melancólica, provavelmente, triste”...

Minha filha tem uma seqüela neurológica que dificulta as expressões faciais e também, me parece, a interpretação dos sentimentos dela e das outras pessoas. Eu e seu terapeuta costumamos compara-la a um personagem do filme Jornada nas Estrelas, o Spock, por causa do jeitinho dela quando olha para a gente, sempre tentando decifrar, compreender... As vezes, ela pergunta: mamãe, essa tua carinha quer dizer que você ainda está brava? Você está sorrindo diferente, hoje! Acho que estou chorando porque estou triste, mas por que não saem lágrimas?... e assim por diante.

Fico impressionada com artistas que conseguem expressar os sentimentos por meio de telas, poesias... Uma das minhas preferidas é a Frida Kahlo... incríveis as telas, dá pra entender o que ela queria dizer: dor, solidão, medo, angústia...
Muito complexo: para alguns é tão simples compreender o que se está se passando consigo ou ao seu redor e expressar tudo isso, outros precisam estudar para serem mais humanos e ter atitudes mais dignas...
Vale refletir...
Foto: O amor abraça o universo, Frida Kahlo

2 comentários:

NOTE disse...

Chorar sem soluçar e sem lágrimas... (suspiro) Me faz pensar =/

Rachel Kleinubing disse...

Sabe, Cari, esse é um assunto pra pensar muito. Como nem tudo é evidente e como a maioria das coisas são bem pouco óbvias. A Ana tem o jeito dela de mostrar isso pra nós. Um ensinamento e tanto. Bjos